Consumo de água em garrafas PET e o impacto no meio ambiente
A água é o elemento mais importante para vida. Os próprios médicos recomendam o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia. Porém, as garrafas de água que tanto são usadas para nosso consumo são grandes vilãs para o meio ambiente.
Ao compararmos o ciclo de vida das embalagens de plástico com o vidro e o alumínio, o plástico é o que mais causa impacto ambiental. Isso porque o PET, material mais usado para fabricação das garrafas, demora cerca de 400 anos para se decompor. Embora sejam 100% recicláveis, o processo de fabricação delas pode poluir o meio ambiente e ainda há um grande número de pessoas que não descartam o material corretamente. Confira mais alguns problemas causados:
Redução na biodiversidade nos oceanos:
Durante o processo de decomposição, o PET transforma-se em microplásticos, fazendo com que diversos animais marinhos confundam com alimento, podendo ocasionar em morte por intoxicação.
Poluição nas ruas:
Ao descartar as garrafas nas ruas, além de aumentar a poluição contribui diretamente para o aumento de enchentes.
Aumento de lixo nos aterros:
Se o descarte da garrafa for no lixo orgânico, gera um aumento significativo de lixo acumulado em aterros sanitários.
Por isso, evitar o consumo de água por meio de garrafas de plástico e passar a utilizar soluções como filtros e purificadores de água para ambientes de trabalho e casa é uma ótima alternativa para o consumo consciente. Outra dica é adotar uma garrafa reutilizável, como squeezes de vidro ou aço inox.
A Acquabios fornece diversas aplicações de filtros e purificadores de água conforme a sua necessidade. Confira nossos produtos aqui!