Sete dicas de pós-venda para fidelizar clientes
Se engana quem pensa que chamar a atenção do consumidor pela primeira vez é a parte mais difícil da venda. Fidelizar os clientes é essencial para que seu negócio cresça e investir no pós-venda é o passo mais seguro para garantir o retorno do consumidor, além de transformá-lo em um defensor da sua empresa e divulgador do seu atendimento.
Hoje, vamos te mostrar algumas ações que podem turbinar o pós-venda e trazer mais resultados para você e para seus clientes.
1- Conhecer o seu cliente é essencial para saber o que ele espera da sua empresa, dos produtos oferecidos por ela e do atendimento. Uma maneira eficaz de organizar esses dados é através de um software de CRM - customer relationship management - responsável pela automatização do contato com o cliente e criação de um histórico de relacionamento. Através do CRM você constrói um histórico do cliente: seus dados, informações relativas às compras, comunicação, situação financeira, entre outros.
2- Faça com que o cliente saia satisfeito de toda experiência de compra , para isso, ofereça um atendimento pós-venda excepcional. Agradecer a compra é o primeiro passo, mas perguntar se o atendimento foi satisfatório, atualizar o cliente sobre a hora de trocar o refil, explicar como o produto é instalado e oferecer outras informações é essencial para que ele confie no seu atendimento. Demonstrar que sua empresa se importa e valoriza o cliente e não somente as vendas, é parte fundamental para a fidelização do consumidor.
3- Ofereça vantagens nas compras futuras . Se sua empresa oferece algum benefício nas compras futuras, o cliente sente-se bem-vindo e pensará duas vezes antes de procurar a concorrência. Oferecer descontos futuros, bônus ou algum brinde realmente interessante fazem toda a diferença.
4- Seja solícito e ofereça serviços de manutenção e suporte eficientes e rápidos . Demorar para atender a uma urgência do consumidor após a compra de um produto é o passo mais certeiro para que o cliente nunca mais volte a negociar com você e ainda saia espalhando a incompetência do seu atendimento aos quatro ventos.
5- Disponibilize conteúdos que ofereçam informações relevantes ao seu público . Você pode investir em informativos e também em redes sociais, blogs ou e-mail marketing. Ofereça informações qualificadas, que complementem a experiência de compra, tirem dúvidas, informem sobre ações ou promoções da loja, mostrem como instalar ou utilizar corretamente um produto, entre outras.
6- Saiba quais são seus pontos fortes e onde precisa melhorar , para isso, invista em pesquisas de satisfação. Peça para que o cliente contribua com críticas e sugestões, analise os dados com honestidade e auto crítica e melhore o atendimento como um todo.
7- Saiba reconhecer o valor do timing e da abordagem certeira , ou seja, fale com seu cliente na hora certa e de maneira adequada. Tenha bom senso e não bombardeie o consumidor com informações ou perguntas. Foque na qualidade do atendimento e não na quantidade de produtos vendidos para fortalecer a relação entre sua empresa e seus clientes. Não tenha receio de oferecer um bom atendimento e lembre-se que os clientes satisfeitos são seus maiores divulgadores. Por isso, não economize na hora de oferecer serviços adicionais que informem e valorizem seu público, tanto na pré quanto na pós-venda.